sexta-feira, 28 de junho de 2013

CONVITE DA 1ª FESTA JUNINA DO CASCA, EM DELMIRO GOUVEIA/AL

CENTRO DE APOIO SOCIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES - CASCA, SITUADO EM DELMIRO GOUVEIA/AL. 
APÓS O DIA DAS MÃES ESTAREMOS INICIANDO O PROJETO DA 1ª FESTA JUNINA DO CASCA.

DIVIDIREMOS OS PARTICIPANTES EM DOIS GRANDES GRUPOS E CADA GRUPO TERÁ UMA TEMÁTICA A TRABALHAR.
G1 - PESQUISAR A VIDA DE LAMPIÃO E ORGANIZAR UMA EXPOSIÇÃO SOBRE O MESMO.
G2 - PESQUISAR A VIDA DE LUIZ GONZAGA E FAZER UMA EXPOSIÇÃO SOBRE O MESMO.



HAVERÁ JURADOS PARA SELECIONAR O MELHOR TRABALHO APRESENTADO E O GRUPO QUE TIVER SEU MELHOR DESEMPENHO TERÁ COMO PRÊMIO UM PASSEIO CULTURAL (CONHECER ANGIQUINHOS).



ORGANIZAÇÃO:
Albertino Teixeira de Souza




"Não aceite críticas de quem não conhece suas lutas diárias"
t Karla Tabalipa
MAIS JUVENTUDES(AGENTES CULTURAIS JOVENS)

FOI REALIZADA REUNIÃO ENTRE CMDCA E BANCO SANTANDER, EM DELMIRO GOUVEIA/AL

Olá Pessoal!


Aqui, mencionaremos ainda sobre o Projeto Amigo de Valor (financiado pelo Banco Santander), conforme publicamos na postagem anterior. logo abaixo:

Logo após a realização da 1ª etapa do Curso de Formação de Agentes Culturais Jovens, realizada na sede do Projovem Adolescente os grupos saíram com a tarefa de aplicar o Diagnóstico com as juventudes de seus bairros e socializar na 2ª etapa. A etapa passou, porém essa galera não parou de se articular e mobilizar ações, desde o empenho na Quadrilha junina, Gincana Cultural, reuniões, Rodas de Capoeira, articulações em Redes sociais, momentos de lazer e também estreitando relações entre Poder Público e a Sociedade civil na luta pela criação do Conselho Municipal de Juventude. Como podemos perceber muitas coisas aconteceram e continuam acontecendo. Acreditamos no potencial destas juventudes!
Precisamos continuar acreditando e mobilizando nossa sociedade para reivindicar melhorias pensando sempre no bem comum. Seguiremos articulando nossas juventudes, nos organizando sempre na esperança de construirmos um mundo mais humano, solidário e sustentável.

Nosso jovem companheiro Cosmo Soares coloca: "Em nome do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA, quero agradecer a presença do Centro de Ação Social da Criança e do Adolescente (CASCA), na pessoa do Coordenador Albertino Teixeira de Souza que não mediu esforços para se fazer presente neste momento tão importante. Acredito que só assim iremos avançar ainda mais nas conquistas de políticas públicas voltadas para os nossos meninos e meninas. Parabéns ao CASCA pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo em nossa cidade. Espero poder ajudar da melhor forma possível para que este projeto não pare"! 

"Bom mesmo é ir à luta com determinação,

abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é "muito" para ser insignificante".



MAIS JUVENTUDES!!
Rede Ecumênica   de Juventudes - REJU
KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviço
Projeto OD/AIN

Delmiro Gouveia é contemplado com Projeto do Banco Santander

Olá Companheir@s!

Temos boas notícias, diante de muitas lutas por políticas públicas de qualidade, já podemos perceber alguns  frutos dos esforços das juventudes. A pesar de não ser fácil, sabemos que essas lutas não serão em vão.
Que este, possa somar forças e melhorias juntamente aos demais projetos já existentes neste município. Acreditamos no potencial desta juventude. 

O Amigo de Valor é um programa do Banco Santander seus objetivos são:
  1. Promover melhorias no atendimento às crianças e adolescentes de municípios em que os indicadores sociais oficiais sejam críticos;
  2.  Fortalecer os Conselhos e os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente;
  3.  Possibilitar a participação cidadã dos funcionários, fornecedores e clientes em ações de proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente.
Sendo conhecedor do projeto o CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente) através do seu Diretor Presidente Cosmo Soares enviou projeto em janeiro/2013 e teve o mesmo aprovado em maio de 2013.


    Em conversa com o Jovem Cosmo Soares que vem a muito tempo lutando por políticas voltadas para criança e adolescente ele explica:
"A execução do projeto inicia-se em 11/2013 é constituído de 02 etapas: na 1º etapa o banco contratará uma equipe técnica que irá fazer um diagnóstico no município de toda situação que se encontra a criança e o adolescente, quantas crianças estão fora da escola, desnutrição, etc... Na 2ª etapa o Conselho com esse mapeamento vai deliberar o restante do recurso para as entidades que trabalham com crianças e adolescente a exemplo do CASCA e do MAC".
  O projeto tem o valor total de R$ 100 mil (cem mil reais) divididos para essas duas etapas, todo o recurso será repassado para a conta do fundo municipal da criança e do adolescente, o uso desse recurso será deliberado unicamente pelo CMDCA. O conselho contou também com apoio da Secretaria municipal de Assistência Social. 
    Vale ressaltar  que o jovem Cosmo Soares tem pautado sua vida pública na luta pelos direitos da criança e do adolescente, foi um dos principais articuladores na criação do conselho municipal da juventude, defendendo na tribuna da câmara de vereadores a criação do mesmo. É também coordenador do Pro-Jovem.
Parabenizamos ao jovem cosmo e também a tod@s que vem colaborando com esse processo que apenas está começando.
Avançaremos juventudes!

Forte abraços,

MAIS JUVENTUDES!
(Jovens Quentes na Promoção de Direitos e da Justiça Climática)
KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviço (Projeto OD/AIN)

Sancionada Lei que cria o Conselho Municipal da Juventude de Delmiro Gouveia/AL


O prefeito Valdo Sandes sancionou a Lei nº 1071/2013 que cria o Conselho Municipal da Juventude (CMJ). A assinatura aconteceu no gabinete e contou com a presença dos representantes da juventude Delmirense Felipe Eduardo e Cosmo Soares e a secretária de Desenvolvimento Social Cristiana Marques Luna.
O Conselho é um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo, fiscalizador e de representação da população jovem do município e está vinculado diretamente a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Segundo o prefeito Valdo Sandes, a criação do órgão é de extrema importância. “Através do Conselho Municipal da Juventude serão formuladas diretrizes, políticas públicas e programas relacionados para a promoção da melhoria das condições de vida dos jovens”, disse o prefeito.
Cosmo Soares: acredito que através das conquistas podemos ir muito além. As políticas públicas para as juventudes devem sim serem efetivadas, basta a juventude se organizar e correr atrás dos seus objetivos em comum. Parabéns aos jovens de Delmiro Gouveia, ao Prefeito Valdo Sandes e aos vereadores, que se sensibilizaram com a causa.
Para Cosmo, o CMJ é uma conquista no que se refere aos direitos e deveres dos jovens. “Desde 2010 estamos discutindo a implantação deste Conselho. A juventude precisa ser ouvida, precisa ter voz e ter vez. Com este Conselho poderemos lutar por nossos direitos e cumprir nossos deveres”, afirmou. “O CMJ é uma conquista da juventude delmirense que a partir de então disporá de um instrumento político para o controle social de suas políticas públicas”, falou Felipe.










 Abraços,


Mais Juventudes!


3ª GINCANA CULTURAL DO MAC, DELMIRO GOUVEIA/ALAGOAS


Queridas Juventudes!
Foi com muita alegria e interação que o Movimento de Crianças e Adolescentes realizou a 3ª Gincana Cultural com a Juventude Delmirense. O evento foi realizado durante o dia 25 (domingo) de maio de 2013.



Mais um evento que essa juventude planeja, mobiliza e realiza com muito esforço, porém que proporcionou momentos de lazer, aprendizagem, troca de experiencias e fortalecimento da convivência em grupo. Parabenizamos o MACe a tod@s os adolescentes que participaram da 3ª GINCANA CULTURAL. Agradecemos ao organizador e Coordenador Estadual Cosmo Soares, a Secretária Municipal de Assistência Social Kika Marques Luna, aos líderes de Equipe Hugo Alves , Marya Costa. Parabéns a equipe vencedora, Os Dallyt"s com 654 pontos contra Os Metralhas com 594 pontos.




É preciso manter essas juventudes quentes na promoção dos Direitos e da Justiça Climática. E, enfatizar nos grupos que o mais importante não é somente ganhar, mas o essencial é poder participar e se divertir na coletividade respeitando os outros também.
Queremos multiplicar mais nossas ações culturais e ampliar cada vez mais o número de jovens participando destas atividades, tornando-os cidadãos participativos e críticos.


"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer". Mahatma Gandhi.

Família MAC sempre unida!