domingo, 12 de agosto de 2012

REALIZAÇÃO DA 2ª ETAPA DO CURSO DE AGENTES CULTURAIS JOVENS, EM DELMIRO GOUVEIA AL

 Nos dias 04 e 05 de agosto realizamos a 2ª Etapa do Curso de Formação de Agentes Culturais Jovens juntamente com a Juventude da ONG REPENSAR,de Paulo Afonso BA na sede da Coopabacs, em Delmiro Gouveia AL. O Projeto OD é uma ação de KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço, financiado pela Ajuda da Igreja Noruega/AIN e em parceria com COPPABACS e grupos de jovens de base de AL, PE e Bahia.
É uma satisfação chegar a mais uma etapa, na qual iniciamos cheios de perspectivas, desde a preparação até os momentos iniciais da recepção d@s jovens da REPENSAR. Após a integração fizemos nosso acordo de convivência,  resgate da 1ª etapa, socializamos e discutimos o Diagnóstico Participativo, refletimos sobre o que é Planejamento, Monitoramento. A juventude não poupou esforço para o diálogo, construção coletiva com dinâmicas para interação. Mais uma oprtunidade para conhecer e trocar experiências com muita gente boa! Uma galera jovem e contente. 
Essa etapa foi impactada por experiências culturais marcantes, os debates que se firmavam em torno do Diagnóstico Participativo e dos temas da cartilha, eram fecundados por histórias de vida e realidade diversas. Pode-se perceber claramente o quanto foi importante para @s jovens locais conhecer a realidade d@s jovens da REPENSAR, e perceber, a partir do Diagnóstico, o tanto de diferenças existentes entre as juventudes, mas, apesar dessas complexidades, somos tod@s sujeitos de direitos, afetados pelos problemas que nos são mais comuns: violência, desemprego, preconceitos, intolerâncias sem fim, que por existirem, afetam nossos direitos comuns (DHESCAs) e se tornam objeto de debate nesse intercâmbio.
Os grupos de Delmiro Golveia AL e Paulo Afonso BA apresentaram os trabalhos que são desenvolvidos entre eles. Essas informações surprieenderam a todos, a complexidade dos trabalhos denotava a capacidade de articulação dos mesmos, sua luta pela validação dos direitos da criança, da juventude etc. Foi ressaltado pel@s jovens de Demiro que muitos desses trabalhos foram iniciados a partir das formações realizadas por KOINONIA, com o curso de Formação de agentes Culturais e ao todo foram citadas cinco ações culturais que serão desenvolvidas pela juventude Delmirense e três pela REPENSAR. 
Na roda de conversa, Quitéria ferreira (Articuladora de KOINONIA) ressaltou a importância das ações culturais, as quais devem priorizar as temáticas: Direito à Cidade, os Direitos Juvenis, as Justiças Climáticas entre outros.
Em seguida, Quitéria Gonçalves (Articuladora de KOINONIA) prosseguiu a reflexão sobre planejamento, fazendo citações na cartilha do curso. Podemos observar ainda, várias intervenções d@s cursistas, para estes planejamentos que envolvem sonhos, saúde, preparação, ter objetivos, reivindicar direitos, expor ideias e selecioná-las, organização, pensar ações com começo, meio e fim e divisão de tarefas. Foi firmado que as Ações Culturais serão realizadas até o início de novembro, antes do nosso Etapão.
Também foi discutido sobre importância da organização em Redes de Juventudes. Foram citadas as experiências da Rede de Jovens do Nordeste(RJNE), Rede de Educação Cidadã(RECID) e da Rede Ecumênica de Juventude (REJU). 
Encerramos esta Etapa com a Dinâmica da montagem do ônibus, tendo como objetivo analisar que cada peça tem sua função e importância para o bom funcionamento. Tod@s adoraram o evento e já estão anciosos pelos próximos eventos.
Agradecemos a tod@s colaboradores: (Josemar Soares, Wilton Cordeiro (capoeira Essência), Daniela, Ricardo Equipe Jovem), Raíra, Marcelo, Maciel, Maycon (REPENSAR), John (Centro da Juventude de Maceió), dentre outros que articularam, mobilizaram e acompanham este processo de lutas com as Juventudes.


“Imaginem! juntar uma tremenda diversidade de jovens bons de barulho do pagode da Bahia, com outros que dançam! Pense [...] cara! Que maneiro! Fizeram umas dinâmicas loucas, coisa de jovem. Mas coisas cheias de sentido, repletas de uma linguagem própria, ressaltando o valor da amizade, a quebra do preconceito, o apoio de uns para com os outros”. Adriano Santos Colaborador.

Saúde e Paz à tod@s!

KOINONIA REALAIZA A 2ª ETAPA DO CURSO DE AGENTES CULTURAIS JOVENS EM SALVADOR/BA.


Nos dias 21 e 22 de junho foi realizado no terreiro de São Roque, no bairro de Beiru, em Salvador, o curso de agentes culturais jovens. O projeto é uma ação de KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço, através do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos (TRD), em parceria com Pólo Sindical dos Trabalhadores do Submédio São Francisco PE/BA e da Cooperativa de Pequenos Produtores de Bancos de Comunitários de Sementes (Coppabacs) .
O curso tem como objetivo instrumentalizar jovens lideranças a planejar, monitorar e avaliar ações culturais. A ação cultural é a valorização do espaço local como o ambiente privilegiado da cultura. O agente cultural é o mobilizador da ação cultural em sua comunidade. A ação cultural deve ser mobilizadora, ter caráter coletivo e gerar ações que modifique a realidade social vivida por estes jovens. Durante o curso os jovens refletem sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário; os Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca) e Direitos das Juventudes.

A programação ficou distribuída da seguinte maneira:
Dia 21 – (manhã e tarde) dinâmica de apresentação d@s presentes - Memória do último encontro, entrega de material – leitura da cartilha de agentes culturais - Os grupos apresentaram resultado do diagnostico realizado com jovens das comunidades – momento lúdico com capoeira (Terreiro Viva Deus Bisneto) – encerramento;
Dia 22 – (manhã) trabalho com a cartilha de agentes culturais – construção do planejamento de ações dos grupos – apresentação do planejamento – momento de dialogo e reflexões – encerramento.
Participaram: 14 pessoas no primeiro dia, sendo que oito meninos e cinco meninas, já no segundo dia, o encontro contou com a presença de seis meninas e dois meninos. Os jovens desenvolveram a inclusão do momento lúdico com a capoeira, possibilitando movimento ao processo, dinamizando as relações de integração e de envolvimento com a construção coletiva. Segundo os jovens presentes que já haviam participado da edição anterior do curso, foi o melhor encontro que presenciaram. 

Disponível em: http://www.koinonia.org.br

Abraços à tod@s!!!