quarta-feira, 21 de março de 2012

AÇÕES CULTURAIS REALIZADAS EM 2011. JOVENS QUENTES NA PROMOÇÃO DE DIREITOS E DA JUSTIÇA CLIMÁTICA

JOVENS DE DELMIRO GOUVEIA - AL REALIZARAM AÇÕES CULTURAIS, PLANEJADAS NO CURSO DE AGENTES CULTURAIS JOVENS DO ANO 2011.

 Olá Galera!
No dia 26 de novembro de 2011 Quitéria Gonçalves (colaboradora de KOINONIA no Projeto OD) juntamente com jovens cursistas e ex-cursistas do Assentamento Lameirão fizeram uma trilha para conhecer as pinturas rupestres da região, tendo como objetivo da Ação Cultural conhecer, valorizar e conservar a cultura transmitida por seus antepassados, como também respeitar o meio ambiente. Sendo que, antecipadamente, alguns jovens foram até o local para realizar uma limpeza no entorno do sítio. Longe de ser apenas uma atividade cultural o momento também proporcionou atividades de lazer, visto pela interação dos jovens na ação. O evento cultural culminou com uma reunião durante a noite, onde os jovens refletiram, discutiram a ação e firmaram compromisso da multiplicação da consciência sobre a preservação do ambiente cultural e a importância da continuidade do projeto para a formação crítica das juventudes.
 TRILHA PARA CONHECER AS PINTURAS RUPESTRES
Já no dia 27 de novembro de 2011, na comunidade Malhadas foi realizada a I Gincana Comunitária tendo como foco da Ação Cultural proporcionar aos comunitários um momento de interação, debates sobre juventudes, DESCAS, lazer e cultura. Jovens refletiram, discutiram a ação e firmaram compromisso da multiplicação da consciência sobre a preservação do ambiente cultural e a importância da continuidade do projeto para a formação crítica das juventudes.
Neste evento utilizamos sacos, cartazes, bexigas, fantoches, garrafas petes, palitos de churrasco, caixas, comidas típicas, câmera digital, chamex, pilotos, canetas, som, cds.
Realizamos dinâmicas, dentre elas: Corrida de sacos, Adivinhações através do tato,Caça palavras, Perguntas e respostas, Apresentação com fantoches,Tiro no alvo com bexigas, Dinâmicas com boliches feitos com garrafas Pete e outras.
Através da metodologia da Educação Popular utilizada nas formações com juventudes, também realizamos as ações Culturais que fazem parte destes processos e proporcionam momentos de interação, troca de experiências, amplia os conhecimentos e a capacidade crítica dos participantes, sem contar com leque de amizades que conquistamos. Essa experiência contribui ainda para aprofundar a reflexão sobre a relação urbano-rural no Nordeste Brasileiro.

Anexos da I Gincana Comunitária:













"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina

Mais uma etapa realizada com muitos conhecimentos e trocas de experiências, agradecemos a tod@s por tudo.

Abraços Fraterno de tod@s!!!